sexta-feira, 14 de setembro de 2012

EM TORNO DE JESUS EP01: INTRODUÇÃO

Caro leitor(a),

Antes de mais nada, havemos de convir que os Espíritos Superiores não se contradizem, portanto, o que Allan Kardec disse na Codificação é o mesmo que Emmanuel, Miramez, Joanna de Ângelis e outros afirmam (1) no hoje. Consequentemente, em torno de Jesus, todos eles nos informam as mesmas coisas; e, não poderia ser de outro modo.

Assim, os nossos singelos esforços, buscando compreender a vida do Paracleto Divino e de sua Divina Mãe, quando encarnaram entre nós, está intrinsecamente ligado aos pensamentos destes Mentores Espirituais. Portanto, este trabalho se propõe a ser um breve e singelo estudo que busca dirimir algumas dúvidas e lançar um "novo olhar", que de novo não tem nada por se firmar, conforme já o dissemos, nas informações dos Amigos Espirituais, todavia, que se reveste de novidade em face a tantos absurdos e bizarrices que podemos observar em torno do tema Jesus e Maria de Nazaré.

Confessamos ser atrevimento de nossa parte nos propormos a trazer algumas notas em torno do Mestre Divino e Maria de Nazaré, por revestir tais personalidades de elevada condição evolutiva, particularmente, no que se reporta a Jesus, por já ter alcançado a condição de Espírito Puro (2) por excelência. Posição esta que nos escapa ao entendimento ainda rasteiro, que se estorcega no chão do mundo em busca de sua expansão, no tempo e no espaço, em direção ao Sublime.

Conquanto, segundo o que dissemos acima, tal empreitada não seja nada fácil de ser abordada, mesmo porque, concordes com as asseverações de Allan Kardec: "Como homem, [Jesus] tinha a organização dos seres carnais; porém, como Espírito puro, desprendido da matéria, havia de viver mais da vida espiritual, do que da vida corporal, de cujas fraquezas não era passível (3)",sentimos que não poderíamos ficar de todo omissos e em silêncio.

Destarte, observando tantos "desmandos", e absurdos e impropriedades (4) atribuídos ao Escultor de Nossas Almas e, especialmente, à Maria de Nazaré, por companheiros de ideal e, igualmente, fora das fileiras de nossas lides, que resolvemos traçar algumas notas, demonstrando que, se existem os que pensam, consideram e emitem certas opiniões acerca de Nosso Modelo (5) e de sua excelsa Mãe, igualmente, existem outros que pensam e consideram de modo diverso, os quais buscam, antes, a justeza à Verdade se estribando, tão somente, nas informações vertidas do Mundo Espiritual em nosso benefício.

Entretanto, estamos cônscios de que "todos os nossos sentimentos e pensamentos, palavras e obras, se refletem [em nosso perispírito], gerando consequências felizes ou infelizes, pelas quais entramos na intimidade da luz ou da sombra, da alegria ou do sofrimento (6)", de onde buscamos nos pautar no cuidadoso bom-senso, na reflexão demorada para não cairmos nos mesmos enganos que vimos fazendo em tempos passados, enquanto difundíamos o desvario e a loucura.

Por isto, diante das renovadas oportunidades a nós oferecida por este Mestre tão Amorável e ainda tão incompreendido, e sabedores de nossa imensa dívida perante seu Sublime Amor, e, notadamente, em referência à Maria de Nazaré, é que procuramos refazer aqueles passos erráticos de antanho. Logo, se conseguirmos lançar, nos caminhos dos que buscam e estorceram, mesmo que pequenina réstia de luz, diante dos Olhos Compassivos de ambos corações, ao traçarmos estas singelas linhas, já ficaremos agradecidos!

Deste modo, parafraseando André Luiz: "Se não sentes o frio da noite sobre o revolto mar das provações humanas, entorpecido na ilusão que te faz escarnecer da própria verdade, nossa lembrança em tuas mãos traz errado endereço. Mas se guardas contigo o estigma do sofrimento, indagando pela solução dos velhos problemas do ser e da dor, se percebes a nuvem que prenuncia a tormenta e o vórtice traiçoeiro das ondas em que navegas, vem conosco!... (7)", para buscarmos examinar a mensagem de Vida na vinda do Mestre Perfeito, descendo dos Paramos Celestes, até nós, e de sua amantíssima mãe, símbolo para todas as mães, e a Mãe de todos nós: Maria de Nazaré.



______________________________________________________
(1) Essa questão é tão tranquila que Emmanuel aconselhou Chico Xavier a permanecer com Jesus e Kardec caso lhe aconselhasse algo em desacordo com as palavras de ambos. Vide in Diálogo dos Vivos [em parceria com Herculano Pires], cap. 23: Permanecer com Jesus e Kardec.
(2) "Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos (...)" in Emmanuel, A Caminho da Luz, cap. I - A Gênese Planetária, tópico A Comunidade dos Espíritos Puros.
(3) A Gênese, cap. 2 - Os Milagres do Evangelho, tópico Superioridade da Natureza de Jesus, item 2.
(4) Mesmo em que pese, isto não faça a menor diferença em relação à Verdade ou aos fatos.
(5) O Livro dos Espíritos, Q. 625: Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? -  “Jesus.” (Configurando a resposta mais curta da Espiritualidade neste livro).
(6) Emmanuel, in prefácio do livro Evolução em Dois Mundos.
(7) André Luiz, no prefácio de seu livro Evolução em Dois Mundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário